Projecto

O Ecomuseu Marinha da Troncalhada, um dos pólos do Museu da Cidade de Aveiro, apresenta uma das valências do património cultural de Aveiro e um dos seus elementos com maior peso na construção da identidade da comunidade local: o sal. Nesta perspectiva, a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre a temática e de a tornar acessível, não apenas aos investigadores e interessados pelas questões patrimoniais, mas ao público em geral, constitui uma das valências que lhe são intrínsecas, enquanto equipamento museológico. Concomitantemente, contribui para a valorização e difusão deste mesmo património, disponibilizando-o nos vários espaços de apoio à investigação existentes no Museu da Cidade de Aveiro [Museu da Cidade | Museu Arte Nova | Ecomuseu Marinha da Troncalhada – centro Interpretativo e Ambiental].

 É nessa linha de pensamento que se filia a ideia de elaboração de uma base de dados sobre o sal de Aveiro à qual se atribuiu o nome de Percurso do Salgado, reflectindo as ligações do sal de Aveiro com a componente socioeconómica da comunidade e com binómio natural – vivenciado ao mesmo tempo que fomenta o estudo das fontes documentais e bibliográficas sobre a temática.

 A base de dados Percurso do Salgado surge como um produto do projecto Criar Comunidades à Volta do Património – Viagem no Tempo implementado pela CMAveiro em parceira com vários organismos locais dinamizadores de equipamentos culturais e co-financiado pelo Programa Operacional da Cultura - Medida 1.1 | Acção 3. Os conteúdos, devidamente programados por uma equipa multidisciplinar interna e externa à Autarquia, foram orientados pela Prof.ª Doutora Inês Amorim no âmbito da consultoria patrimonial co-financiada pelo projecto Sal do Atlântico | Interreg IIIB.

 


copyright / 2008 © Percursos do Sal | design e implementação: m e n t a l f a c t o r y
optimizado para Internet Explorer 7.0